Categorias
Uncategorized

Você está lendo:

Maskne: você sabe o que é?

A pandemia de Covid-19 mudou muitos de nossos hábitos, incluindo alguns em nossa rotina, como, por exemplo, o uso de máscara facial como medida de segurança a fim de prevenir o contágio da doença.

Porém, para algumas pessoas, a máscara pode estimular o aparecimento de acnes na pele por trazer condições favoráveis ao seu surgimento, já que com a máscara uma região substancial do nosso rosto fica quente e úmida. Daí o nome “maskne” (mask + acne) para designar esse fenômeno.

No entanto, a maskne não é uma invenção da pandemia. Muito antes dela, profissionais que precisavam trabalhar com máscara, sobretudo na área da saúde, já apresentavam o surgimento de maskne.

É claro que, durante a pandemia, com o aumento exponencial de pessoas utilizando máscaras ao redor do mundo, esse problema ficou mais recorrente e evidente, tornando o termo mais popular.

Mas num cenário em que o uso da máscara continua obrigatório em locais públicos e em ambientes compartilhados, como devemos realizar os nossos cuidados diários com a pele a fim de evitar o aparecimento da maskne? É isso que iremos revelar a seguir.

Como realizar um skincare eficiente?

De acordo com a farmacêutica responsável da Polaris, Valéria Antunes, para se ter uma boa rotina de cuidados com a pele, o ideal seria lavar o rosto com um sabonete ou uma espuma específica para pele acneica. Nesse processo, pode-se combinar uma água micelar com niacinamida. 

Depois, ela explica, seria interessante utilizar um sérum com rednano C e ácido hialurônico ou hygeaphos, que mantêm o equilíbrio da flora cutânea. Por fim, não devemos esquecer de usar um filtro solar específico para cada tipo de pele.

“O segredinho aqui é fazer o skincare com uma certa antecedência, esperando que a pele absorva totalmente os produtos administrados nela. Assim, você poderá usar a sua máscara sem umedecer a região rapidamente e, também, sem desperdiçar os produtos que podem ser removidos pela própria máscara.” Explica Valéria.

Faça a troca da máscara

Desde o início da pandemia, escutamos e repetimos o mantra: troque a máscara de 3 em 3 horas. Em alguns casos, esse intervalo pode ser menor, chegando a duas horas. Esse cuidado se deve por um motivo muito simples: uma máscara úmida perde consideravelmente seu poder de proteção e, sendo assim, não faz mais sentido.

Mas além desse motivo, existe outro: uma máscara umedecida pode propiciar condições para o surgimento da acne no rosto. Então, a dica de ouro é: se estiver na rua ou se for ficar um longo período fora de casa, troque sua máscara com frequência. Tenha sempre uma máscara nova ou limpa para realizar a troca quando a que estiver em uso apresentar sinais de umidade.

Controle a oleosidade da sua pele

A acne nada mais é que o excesso de sebo acumulado em conjunto com células mortas que acabam por obstruir os nossos poros. Isso faz com que micróbios se juntem, causando a acne.

Para evitar esse acúmulo e o surgimento de acnes, você pode promover um controle específico de oleosidade na pele, principalmente na região do rosto, com hidratações periódicas, por exemplo. Então, o que falta para aproveitar nossas dicas e realizar os cuidados diários da sua pele?