Categorias
Uncategorized

Você está lendo:

Termogênicos: saiba tudo sobre esse poderoso aliado

Muitas pessoas buscam no termogênico uma solução rápida, fácil e prática para perder peso ou, ainda, para auxiliar na definição da massa muscular. Isso porque os suplementos termogênicos podem ser poderosos aliados no processo de emagrecimento por conta de sua capacidade de acelerar o nosso metabolismo e reduzir o acúmulo de calorias. Mas, você sabe o que são os termogênicos e como eles atuam?

Segundo a nutricionista da Polaris, Roberta Thawana, “as substâncias termogênicas agem nos receptores beta adrenérgicos, gerando um aumento na produção de calor, no gasto energético e na oxidação das gorduras”. Basicamente, nós temos dois tipos de gordura em nosso corpo: a branca e a marrom. Grosso modo, a branca é a gordura ruim enquanto a marrom é a boa. “As substâncias termogênicas atuam, então, na gordura branca, aumentando a oxidação e diminuindo as células de gordura”, completa a profissional.

Porém, apesar de ser muito eficiente, sozinho, o suplemento termogênico não faz mágica. É preciso combiná-lo com outras práticas saudáveis, como exercícios e atividades físicas, além de também seguir uma dieta equilibrada, de preferência, com acompanhamento especializado de um médico e um nutricionista.

Fazendo isso, você pode atingir resultados mais que satisfatórios. Assim como indica o levantamento feito pela Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais), os termogênicos estão em 3º lugar no ranking de produtos e suplementos mais consumidos por quem pratica algum tipo de exercício ou atividade física. Eles ficam atrás apenas das proteínas e dos aminoácidos.

Como e quando consumir o termogênico?

Bom, já vimos que, quando bem utilizado, o termogênico pode de fato otimizar a performance que pretendemos atingir. Ele eleva a nossa temperatura corporal e estimula o nosso metabolismo. Além disso, o termogênico pode auxiliar a lipólise (processo que usa a nossa própria gordura como fonte de energia). Mas como e quando consumir essa substância?

Normalmente, aconselha-se consumir o termogênico, seja em cápsula, pó ou tabletes, mais ou menos meia hora antes do início das atividades físicas. É importante lembrar que as fórmulas dos suplementos podem conter cafeína e, dessa maneira, não é recomendável ingerir no período da noite ou perto do horário de dormir. Consumir pouco antes das refeições também é válido, mas o ideal é consultar um nutricionista para uma melhor recomendação.

Alimentos termogênicos

Abaixo, alguns alimentos termogênicos:

  • Café;
  • Gengibre;
  • Chá verde;
  • Pimenta;
  • Canela;
  • Chá de hibisco;
  • Cúrcuma;
  • Alho

Como último alerta, precisamos dizer que é preciso tomar cuidado com o excesso para quem tem sensibilidade à cafeína ou algum tipo de problema cardíaco. Por isso, fique atento e não deixe de se consultar com um médico e um nutricionista antes de iniciar o consumo. Estando tudo certo, é hora de queimar calorias!